domingo, 19 de junho de 2016

Atenção para as doenças respiratórias

O inverno chegou, então vamos ler um pouco sobre as doenças que nos rodeiam.


  Li sobre e vim compartilhar com vocês. Vamos lá?




 Resfriado
Inflamação e infecção viral aguda do nariz e da garganta. Os sintomas mais comuns são coriza, espirros e congestão nasal. Em caso de febre alta ou sintomas graves, um médico deve ser consultado.

Gripe
É uma infecção mais grave do que o resfriado. Causada por um vírus, geralmente ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Indivíduos mais suscetíveis, tais como crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico fraco, apresentam mais risco de adoecer e devem ficar atentos às complicações. Os sintomas mais comuns são febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga.

Rinite
Inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos em sua maioria causados por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a alérgenos. Os sintomas mais comuns são olhos lacrimejantes, espirros, congestão nasal e coceira na garganta e nos olhos.

Laringite
É a inflamação da laringe. Pode ser causada por vírus ou bactéria. Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta.

Asma
Asma é uma doença causada por inflamação das vias aéreas ou brônquios. Os sintomas são tosse seca, dificuldade ao respirar, dores no peito, respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante (chiado) e ansiedade. Pessoas asmáticas devem fazer acompanhamento médico.

Bronquite
Bronquite é a inflamação dos brônquios. Os sintomas são tosse persistente com expectoração de catarro. Podem ser parecidos com os da asma.

Bronquiolite
Bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, de origem viral. Geralmente acomete crianças de baixa idade. Os principais sintomas são tosse, respiração sibilante (chiado) e dificuldade respiratória. Os sintomas também são muito parecidos com os da asma. A população mais suscetível à doença são as crianças de baixa idade. O Vírus Respiratório Sincicial - VRS é uma das causas importantes da bronquiolite.

Pneumonia
Doença inflamatória aguda, geralmente de origem viral ou bacteriana, que pode atingir um ou ambos os pulmões, que se enchem de fluidos ou pus. Os sintomas são febre, dificuldades para respirar, tosse com expectoração e dores no peito, palidez e comprometimento do estado geral.


Agora que você já sabe um pouco sobre as doenças respiratórias fique alerta.
Em caso de piora do quadro clínico, gravidade do caso ou na dúvida, procure atendimento médico. 


Fonte de informação Amil.
© Make Gosto – Por Fabíula Araujo - 2015. Todos os direitos reservados.
Diagramação e Layout por: By Jéssica Vieira
imagem-logo